28 março, 2007

Força Mauro (texto em homenagem ao nosso "irmão" Mauro)

Não posso me esquecer daquele dia em que mal tínhamos nos conhecido, e ingressado no Exército. Dia este em que estavam fazendo nossas fichas: 01 Mora com os pais?...02, 03, 04, e assim por diante. Alguns moravam com pai e mãe, outros só com a mãe, outros com o pai. Quando perguntado ao 14 (até então mal conhecíamos os nomes) a resposta foi chocante. Sem muito jeito, o Aluno 14 respondeu: “com os tios”, e explicou que seus pais haviam morrido quando ele tinha três anos de idade. O espanto foi geral entre todos os presentes – sei não porque perguntei aos presentes, mas sim porque foi notável nas expressões de cada um, a tristeza encontrada na profundidade dos olhos das pessoas. Principalmente nos olhos daquele que falava de um “problema” já enfrentado há muito tempo – desde os três anos de idade -, Mauro, o aluno 14, segurava a lágrima que foi inevitável de cair no dia de ontem (27 de março de 2007).
Criado por seus tios, Mauro sempre demonstrou bravura e força, tanto nos treinamentos físicos, quanto na força psicológica. Mas o destino havia preparado mais esta peça para a vida do Mauro, por volta das 1h da tarde, ele recebeu o telefonema mais longo de sua vida – mesmo que tenha demorado não mais do que um minuto. “Sua tia faleceu”, imagino que foi o recado dado com muita tristeza por algum familiar.
Ontem, presenciei a cena triste em que Mauro atravessava o passadiço com a cabeça baixa, as lágrimas ao rosto e a não conformação na face. Aquele passadiço nunca foi tão grande. O cansaço e a fadiga foram maiores do que as do TFM, as pernas nunca pesaram tanto, o tempo nunca passou tão lentamente. Ao atravessar esta jornada pelo passadiço, Mauro comunicou ao Tenente que não compareceria no dia seguinte, devido ao enterro de sua tia-mãe. A continência prestada de forma errada, a moral baixa. Eu não reconhecia aquele aluno que por ali passava. Sempre guerreiro e dedicado às instruções, o aluno 14 jamais esteve tão abatido.
Todos nós sentimos muito, Mauro, mas se hoje você (quer dizer, nós) perdemos uma mãe, você ganhou 19 irmãos para dividir a dor com você, e principalmente, compartilhar os momentos de alegria e felicidade.
Estamos todos com você. Ass: NPOR

3 comentários:

Felipe Rodrigues disse...

(04 Rodrigues)
Mauro, esse ano vc ganhou 19 irmaos e agnt tah ai junto com vc pro q der e vier! pod conta cumigo pra qlqr coisa! to contigo e naum largo!

INFANTARIA!

Unknown disse...

isso ae FELIPE temos q apoiar e dar a maior força do mundo pro nosso irmao e todo mundo sabe q ele eh forte e vai passa por essa tb pode conta cmg MAURO .
fica com Deus ,
AL 17 Assumpção

Unknown disse...

OLIVEIRA
aparentemente palavras mas lendo sentimentos reais q se passaram desde u dia q a mlkada se conheceu
eh atraves dele q demonstramo nosso apoio por vc MAURAO

ta ligado q pode contar cum nois a qlq momento.. estamos ctgo!!!

"a vida t levou e me deixou aki e o q vc me ensinou eh u q me faz feliz.. q Deus t de um bom lugar e guarde um pra mim.. e qdo for a minha vez TE ENCONTRO POR AI !!
abraços.